27/04/2007

AZEITE NACIONAL - Marco Paulo


Cantor português, Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, nascido em 21 de Janeiro de 1945, em Mourão, cresceu a ouvir e a cantar os temas mais populares.
Devido à profissão do pai, fiscal de finanças, a família teve que se sujeitar a uma itinerância durante alguns anos, até se fixar definitivamente no Barreiro. Começou por cantar nas festas da escola. Ciente de que a vocação artística não agradava ao pai, que o queria à força ver funcionário público, fugia de casa à noite para ir cantar à roda das fogueiras. Apenas com 10 anos, deu o primeiro espectáculo: desafiaram-no para cantar num casamento.
Seguiram-se muitas outras actuações em festas da terra. Para ajudar os parcos recursos familiares, Marco Paulo começou a trabalhar cedo: o seu primeiro emprego foi numa loja de fazendas, depois numa farmácia de um amigo do pai. A seguir conseguiu arranjar emprego no escritório duma fábrica no Carregado e, já no Barreiro, foi trabalhar para o escritório de uma fábrica de plásticos, enquanto estudava à noite. A transferência do pai para o Barreiro acabou por ajudar a definir a vida artística do filho. Pouco tempo depois, já cantava nas colectividades de recreio, assim como nos bailaricos e festas locais.
Consciente da sua indiscutível qualidade vocal mas também da necessidade de apurar a técnica, decidiu ter aulas de canto com Corina Freire, uma das melhores professoras do seu tempo. Foi lá que conheceu Cidália Meireles que não hesitou em convidá-lo para o seu programa de música portuguesa na RTP. O sucesso foi tal que pouco tempo depois voltava novamente à televisão. Atento ao surgimento de novos talentos, Mário Martins, um dos mais carismáticos produtores da Valentim de Carvalho, desafia-o a gravar um disco. Já lá vão 40 anos! De então para cá, Marco Paulo nunca mais parou de surpreender. Participou em três Festivais RTP da Canção, se bem que não tenha ganho nenhum.
É indiscutivelmente uma das melhores vozes nacionais. Marco Paulo dá a voz a algumas das canções que moram no ouvido dos portugueses: “maravilhoso coração, Maravilhoso”; “Amor Eterno” e “Eu tenho 2 amores”. O repertório do cantor é memorável e todos os seus discos foram inegáveis sucessos comerciais, com canções que marcaram a música nacional das últimas décadas. A sua voz e presença são inconfundíveis. Mais palavras para quê.


Sem comentários: