03/08/2007

AZEITE NACIONAL - Lena D'Água

Helena Maria de Jesus Águas, filha do conhecido jogador de futebol José Águas, nasceu a 16 de Junho de 1956, em Lisboa. Começou a cantar apenas para amigos em festas particulares. Com 18 anos participa na peça de teatro "Viagem à Iris" em que entravam também os músicos Armando Gama e Ramiro Martins (seu futuro marido).
Em 1976, poucos meses depois do nascimento da sua filha Sara, entra para os Beatnicks. O grupo grava um single com os temas "Somos o Mar" e "Jardim Terra". Sai do grupo em 1978. Ainda nesse ano participa na gravação do disco "Ascenção e Queda" dos Petru Castrus.
Em 1980 participa no Festival da canção com um tema de Paulo de Carvalho ("Olá, Cega Rega").
Com os Salada de Frutas grava o álbum "Sem Açúcar" e o single "Robot".
Em Setembro de 1981, Lena d'Água e Luís Pedro Fonseca saem do grupo e formam uma nova banda, a "Atlântida".
O single "Vígaro Cá, Vígaro Lá", lançado em Novembro de 1981, é o primeiro disco de Lena d'Água com a Banda Atlântida.
No ano seguinte é editado o álbum "Perto de Ti".
Em Outubro de 1984 é editado o álbum "Lusitânia". Pela primeira vez é feita uma versão inglesa com o propósito de lançar o disco no estrangeiro. O tema mais conhecido deste disco foi o slow "Sempre Que o Amor Me Quiser".
Para trás ia sendo deixada uma atitude e música de ligações ao rock a favor de uma síntese de vários géneros. A Banda Atlântida é dissolvida em 1985.
Em Novembro de 1989 é editado o álbum "Tu Aqui" que marcou o reencontro de Lena d'Água com Guilherme Inês e Zé da Ponte. Um dos destaques deste disco foi a inclusão de cinco temas inéditos de António Variações.
Em 1992 lançou "Ou Isto Ou Aquilo", destinado a crianças e ao público infantil, que incluía canções da peça com o mesmo nome representada pela cantora, que também assina a direcção musical, em finais de 1978.
Em 1993, conjuntamente com Helena Vieira, Rita Guerra e Pedro Osório, forma o projecto "As canções do Século" que gravaria um disco e que seria apresentado ao vivo durante os seis anos seguintes.
Em 1996 foi editada a compilação "O Melhor de Lena D'Água - Sempre Que O Amor Me Quiser".
Teve um longo interregno e em 2007 voltou aos discos, com o albúm "Sempre." Este é um disco com uma sonoridade Jazzística e gravado ao vivo.
Uma grande senhora da música em Portugal.

Sem comentários: