05/05/2007

AZEITE NACIONAL - Tonicha

Antónia de Jesus Montes, mais conhecida simplesmente por Tonicha, nasceu em Beja no dia 8 de Março de 1946.Foi pela mão de um tio, que veio para Lisboa aos quinze anos, para prestar provas na Emissora Nacional, tendo sido contratada pouco tempo depois. Passou a ter uma colaboração regular em alguns programas de estúdio e, aos dezasseis anos, estreou-se na televisão e começou a frequentar aulas de canto. A assinatura do contrato discográfico com a editora RCA aconteceu em 1964, ano em que deu início à sua carreira profissional na música. O disco de estreia, intitulado "Luar Para Esta Noite" chegou aos escaparates ainda nesse ano. Nos dois anos que se seguiram, a cantora venceu o primeiro prémio do Festival Figueira da Foz, com os temas "Boca de Amora" e "Tua Canção, Avozinha" e, depois de muitos outros troféus arrecadados, Tonicha gravou dois discos com o Quarteto 1111, intitulados "La Mansarde" e "O Caminheiro". A primeira passagem pelo Festival RTP da Canção, onde obteve o segundo lugar, aconteceu em 1968.
Os cerca de dezoito singles que gravou até ao final dos anos 60, ajudaram Tonicha a ganhar terreno no mercado internacional, uma vez que os registos foram editados em França, Holanda, Venezuela, África do Sul e Roménia, onde chegou a realizar algumas digressões. Depois dos anos 60, a cantora passou a interpretar essencialmente temas tradicionais. A mudança registou-se sob influência do seu casamento com o então apresentador de programas de folclore na RTP, João Viegas. Em 1971 Tonicha foi escolhida para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, onde ficou em oitavo lugar, e restabelecu os contactos internacionais, que lhe permitiram ver o disco editado em versões francesa, italiana, espanhola e inglesa.
"Canção da Amizade" foi o tema interpretado em mais uma passagem pelo Festival da Canção", em 1976 e, dois anos mais tarde, Tonicha assinalou com uma conferência de imprensa o início de uma extensa digressão que percorreu o país de norte a sul, à qual chamou "Volta a Portugal". Muitas outras digressões se seguiram, bem como participações em festivais. Em 1987, a cantora editou "Fátima, Altar do Mundo", constituído por temas religiosos. Durante a década de 90, a sua carreira musical viveu um período de pouca actividade, ainda assim registe-se a gravação de "Mulher".

Sem comentários: